segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caso Minissaia x Uniban

Um dos assuntos da semana é o polêmico caso da aluna Geisy Villa Nova Arruda, que ao frequentar as aulas da Universidade Bandeirante (UNIBAN) trajando uma minissaia foi hostilizada por alunos, que gritavam palavras ofensivas a seu respeito. A aluna teve que sair da universidade escoltada por policiais. O caso aconteceu no último dia 22, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e tudo foi filmado e postado na internet, o que fez com que o caso ganhasse repercussão nacional.
Após repercussão do fato, a Uniban publicou nota paga em um jornal paulista no último domingo informando a expulsão de Geisy da universidade, pois segundo a direção a postura da estudante "afrontou os princípios de dignidade e moral previstos no regimento da instituição." Em contrapartida , o Ministério da Educação (MEC) condenou a atitude da universidade e cobra explicações da Uniban sobre a expulsão da aluna e a não punição dos estudantes que a ofenderam perante toda a instituição.
Toda essa polêmica em torno desse caso só traz à tona todo o preconceito e falso moralismo que estão no seio de nossa sociedade, que acabou se refletindo na atitude desses jovens "universitários", que serão nossos advogados, professores, médicos e politicos de amanhã e na atitude imoral (isso sim é imoralidade) da Uniban, que ao invés de zelar pela integridade da referida aluna, transformou a vítima da história em ré, numa atitude precipitada e desastrada em tentar recuperar seu prestígio na midia.
Se a instituição tem um padrão de vestimentas isso deve ser comunicado a todo o corpo discente e fiscalizado pelos inspetores da universidade. Se a aluna trajava minissaia é porque seu acesso as dependências da universidade vestida dessa forma era permitido, senão a entrada da mesma teria sido embarreirada pela instituição. Além disso, não cabe a universidade ou a ninguém julgar que tipo de roupa é moral ou imoral, pois isso é muito relativo. É das atitudes de muita gente com a roupa comprida e bem engomada que acontecem as maiores imoralidades deste país.
O caso de Geisy poderia ser facilmente resolvido com procedimentos internos da instituição, sem a necessidade dessa espetacularização do fato, o que nos leva a repensar o papel das universidades na formação para o exercício da cidadania.

Assista o vídeo que gerou toda a polêmica:

sábado, 7 de novembro de 2009

Rio 40º, 43º, 45º...


Está muito quente essa semana aqui no Rio!
No caminho para o trabalho só vou me deparando com os
crescentes números dos termômetros digitais espalhados pela cidade.......
Não tarda muito Fernanda Abreu terá que alterar a letra da canção,
já que 40º está se tornando refresco...Hehe...Esses dias não vi uma temperatura
menor que 43º!
Excelente para quem está com tempo pra pegar uma praia e muito incômodo
pra se locomover pela cidade, já que o suor é inevitável......
O jeito durante a semana é dar aquele mergulho no fim do expediente, pegando carona no horário
de verão e torcer pro fim de semana chegar pra se refrescar o dia inteiro!
Ô calor!!!

(Na foto, a praia de Ipanema lotada de banhistas ontem, em plena sexta-feira)